Despertar do Fazer

Despertar do Fazer

A partir do fazer manual, algo dentro de nós se move, uma conversa consigo mesmo(a) acontece durante o processo, com isso algo dentro de nós vai se organizando e vamos nos dando conta de nossos espaços internos, nossos anseios, desejos, sonhos, quietude, solidão. Despertamos memórias, significados, sentido àquilo que propomos ser no mundo. Vamos tomando consciência de nossa chama interna, do que nos faz estar vivos e ser quem somos.

No fazer manual conectamos outros centros de inteligência, ampliamos a perceção para outras linguagens que comunicam.

Aprender a linguagem do sensível amplia nossa comunicação interna, o que amplia nossa potência de construir-se e fazer seu caminho de autonomia e liberdade.

Como funciona

Nos Projetos Artesanais, a proposta é criar ações, movimentos, intervenções artesanais junto com organizações/instituições a serviço do desenvolvimento e do “ser” humano.

Por meio do fazer manual, as pessoas podem se expressar e se perceber neste ato de dar forma a algo e se tornar autoras e responsáveis por este mundo que se faz com as próprias mãos.

Com diversas técnicas manuais e a facilitação em oficinas, propomos experiências e diálogos geradores de reflexão e tomada de consciência.

As oficinas são momentos de troca de conhecimento, desenvolvimento de habilidades individuais, que acontecem de forma individual e coletiva. A escolha das técnicas depende de quais reflexões se deseja explorar durante o momento do fazer. Várias opções podem ser sugeridas.

Texturas, cores, superfícies, fios tecidos entre outros oferecem aos participantes o convite da experimentação e de deixar suas marcas e expressões individuais e coletivas. As mãos vão “narrando” o que está por vir a partir de um diálogo entre o criador a obra e o observador. Com o material gerado, várias outras ações podem ser criadas: exposições, debates, formações e mercados de venda.