Vamos colorir e pintar esta semana com Empatia!

Vamos colorir e pintar esta semana com Empatia!
Vamos colorir e pintar esta semana com Empatia!

A TOTUSALUS junta-se com muito prazer ao movimento internacional Empathy Week.

À semelhança do projeto BoomBox em colaboração com o Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes, a MatosinhosHabit ,a ESAD Matosinhos e o Leixões SC, nós Totusalus juntamo-nos em colaboração com o grupo da doença mental do Hospital Pedro Hispano.

Esta iniciativa é promovida pelo IPAV no âmbito da Ubuntu Leaders Academy , pela FORUM ESTUDANTE no movimento internacional Empathy Week.

De norte a sul de Portugal, em Cabo Verde e no Brasil multiplicam-se as centenas de atividades propostas para a promoção da revolução da empatia.

Os números em constante atualização, são o reflexo de uma mobilização inspiradora que convida todos os participantes a pensar a partir do ponto de vista do "outro" e sentir com o "outro".

A nossa atividade será desenvolvida dia 24 de fevereiro 2022 das 15h às 17h.

Descrição da proposta: "Empatia é a energia do sentir com o outro"

Atividade; ARTERAPIA PINTURA EM TECIDO

Image
"Empatia é a energia do sentir com o outro."

 

Atividade

 

PASSO 1 - Observação 15 minutos Ouça e atente-se ao que a pessoa tem a dizer sem julgamentos, se não quiser partilhar apenas observe e sinta a energia.

PASSO 2 - Sentimento Citar o nome dos sentimentos. " ficou muito triste? muito agitado?". Colocar em palavras, verbalizar o que o outro possa estar a sentir para que ele se sinta à vontade e comente espontaneamente sobre o ocorrido.

PASSO 3 - Necessidade Investigue a necessidade da pessoa. Empatia é buscar pela necessidade do outro. Ouça atentamente e se pergunte “do que essa pessoa precisa nesse momento? Por trás de todo sentimento negativo existe uma necessidade não atendida.

PASSO 4 - Pedido Podemos precisar fazer o check-in e perguntar se estamos corretos em nossa interpretação.

Talvez precisamos analisar a situação mais ampla, considerando o contexto - o que está a contecer fora da visão da pessoa.

“se colocar no lugar do outro SENDO o outro” - permanecendo ali por um momento, para registrarmos a paisagem emocional e cognitiva e depois retornar à nossa própria realidade.

Não existe um único lugar em nossos cérebros onde a empatia aconteça, ao contrário, a empatia envolve ações neurológicas espalhadas por todo o cérebro.

PASSO 5 - Pintura em tecido a energia sentida do outro a partir da observação.

Nota: este trabalho será integrado num projeto que já está a ser desenvolvido, que é a construção de uma manta de retalhos em que o tema é a árvore dos valores humanos.

Image
Image