Dia 14 MARÇO dia Mundial da Incontinência Urinária

Dia 14 MARÇO dia Mundial da Incontinência Urinária

Vamos sensibilizar o público para esta patologia, alertando para modos de identificar o problema, tratamentos apropriados e impactos negativos na qualidade de vida dos afetados, assim como a prevenção do problema e os respetivos apoios.

CONHECE OS APOIOS DO ESTADO PARA QUEM PRECISA USAR FRALDAS?

Há muitos apoios da Segurança Social e do Ministério da Saúde que estão na lei mas não são conhecidos por quem mais precisa.

Tem de preencher 2 requisitos.

Tem de ter o Atestado de Incapacidade Multiuso com no mínimo 60%, e Isenção de taxas moderadoras por incapacidade económica.

Fazer o pedido da Isenção de Taxas moderadoras é simples Vai ao portal do SNS, na área do cidadão.

Entra com a Chave Móvel Digital e faz o pedido de reconhecimento da isenção das taxas moderadora por insuficiência económica.

Clica em “Contacto com Unidade de Saúde” e escreve o número de utente, o nome e a data de nascimento.

Pode também pedir a isenção com os dados de outra pessoa: pais, avós ou amigos. Envia… e depois é só aguardar a resposta.

Para os idosos e outras pessoas que não têm internet?

Vá ao Centro de saúde e marque uma reunião com o Assistente Social. Eles fazem o pedido por si. Têm um formulário próprio.

Com os dois documentos na mão, o Atestado e a Isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, vai ao Centro de Saúde e pede para os registar. Muita atenção a isto. Só tem direito aos apoios depois de fazer isto.

Image
Tags