Abertura Campo de Férias (dia 12 Julho)

Abertura Campo de Férias (dia 12 Julho)

Dia 12 Julho foi um dia cheio de momentos únicos cheios de sol, amizade, gargalhadas e muitas, muitas atividades.

Os participantes, os monitores, as atividades, todos estes são elementos que influenciam na construção desta “magia”. Foram momentos incríveis!

1ªAtividade: Dinâmica da Teia

A dinâmica da teia de aranha é ideal para iniciar o reconhecimento das pessoas do grupo de maneira divertida. Ao mesmo tempo, permite mostrar às crianças a complexidade das interações sociais. Elas se tornam conscientes de que são um grupo e que convivem entre elas, estabelecendo relações de amizade e companheirismo.

2ªAtividade: Pega o Bicho

Pega Bicho é a adaptação portuguesa de "Sticky Chameleons"

O contexto é simples: cada jogador irá representar um camaleão com o objetivo de apanhar diferentes insetos, ganhando aquele que conseguir colecionar este jogo permitiu incentivar o trabalho em equipa.

Com este jogo trabalhamos:

Integração no meio social

Trabalhando em equipa a criança tem a oportunidade de estar em contacto com outras crianças da sua idade e também com pessoas de faixas etárias diferentes. Desse modo, ela interage melhor em sociedade, aprendendo a ter uma boa convivência.

Respeito para com as diferenças

Num grupo encontramos pensamentos, crenças e costumes diferentes. Sendo assim, a criança convive com diferentes perfis e exercita o respeito às diferenças. A tolerância é estimulada e ela entende o valor de todos e a sua importância na sociedade.

Redução da timidez

Crianças mais tímidas e retraídas beneficiam com o estímulo do trabalho em equipa porque têm a oportunidade de socializar e fazer amigos. Isso aumenta a sua autoconfiança e a segurança para interagir com as pessoas.

Desenvolvimento da liderança

Trabalhar em equipa faz a criança desenvolver a liderança, pois ela ajuda nas tomadas de decisão. Quando tem esse talento inato, automaticamente coloca-se à frente do grupo, organizando as tarefas e conduzindo as ações.

Estímulo da criatividade

Pelo contacto com diferentes formas de pensar, a criança também estimula a sua criatividade. Isso ocorre porque ela começa a agregar mais conhecimento e descobre outras formas de raciocinar, e tudo isso se soma às suas próprias experiências.

Melhoria da comunicação

Para fazer parte de um grupo é fundamental saber como expressar as suas ideias. Portanto, o trabalho em equipa ajuda a criança a desenvolver a sua comunicação. Afinal, ela tem a necessidade de interagir com os outros e isso só é possível se souber como ordenar os seus pensamentos e manifestá-los.

3ª Atividade: Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro nada mais é do que combinar com as crianças que elas vão precisar encontrar alguma coisa (o tesouro) e para isso vão precisar decifrar pistas. Nesta atividade, propomos um caça ao tesouro no jardim motivando as crianças usar os sentidos para explorar, encontrar coisas e se envolver com o mundo ao seu redor.

5ªAtividade: Criar um personagem com os elementos que encontraram no caça ao tesouro

Com esta atividade trabalhamos:

Formas

A forma é a figura pela qual se identifica mais rapidamente o nosso personagem. Partindo de formas podemos transmitir muito sobre a personalidade e as atitudes dos personagens.

Proporção

A relação de tamanho entre as diferentes partes do corpo do personagem: cabeça, tronco e pernas, acima de tudo. Um personagem com o tronco enorme e a cabeça pequena parecerá maior que o outro com tronco pequeno e a cabeça enorme foi um dos exemplos dados.

Equilíbrio

Combinando algumas das noções anteriores, chegamos ao tema do equilíbrio do nosso personagem: é uma figura firme e sólida ou desequilibrada e dinâmica. Misturando a linha do seu corpo com a proporção das partes, podemos brincar com esse conceito.

Image

Da parte da tarde tivemos muita dança e a nossa cozinha divertida com esta atividade trabalhamos:

Organização

Cozinhar é uma excelente lição de planeamento e organização seguir as indicações por norma, uma receita bem-sucedida exige o cumprimento rigoroso de cada passo, o que é uma boa aprendizagem para projetos que requerem um princípio, meio e fim para serem bem executados.

Todos os dias são especiais e inspiradores mas o de hoje vai ficar marcado para sempre na memória!