CAMPO DE FÉRIAS JOGOS TRADICIONAIS (dia 13 julho)

CAMPO DE FÉRIAS JOGOS TRADICIONAIS (dia 13 julho)

Há brincadeiras de "antigamente" que são divertidas e, ao mesmo tempo, capazes de desenvolver a criatividade de uma forma única assim como ensinar, de forma descontraída, regras de convivência e competitividade saudáveis.

As melhores lembranças das crianças estão nos jogos e nas brincadeiras. Estes momentos não marcam apenas os mais pequenos, mas também os mais crescidos, que vivem instantes de lembranças, pois voltam um pouco atrás no tempo para reviver recordações da sua infância. Além disso, é fundamental que elas os conheçam, pois, fazem parte da nossa cultura e seria uma pena que se perdessem.

Neste dia tivemos o apoio da rádio Toca Dançar com muita música animar e o micro que foi fundamental para trazer a atenção de todos para poderem ouvir todas as partilhas Os promotores desta atividade foram os alunos do IEFP em conjunto com a Totusalus. O evento foi constituído por 5 estações, cada uma delas com o seu respetivo monitor. Cada estação teve 2 atividades.

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ESTAÇÃO "ESTAMOS JUNTOS" - o monitor responsável por esta estação Antónia Ferreira com o “Jogo do balão” e “Cabra-cega”

ESTAÇÃO "SÓ DÁ DOIDO"- o monitor responsável por esta estação Carlos Fernandes. “Macaquinho Chinês” e “Jogo das Bombocas”

ESTAÇÃO "100 JUÍSO" - o monitor responsável por esta estação Olivia Carmo. “jogo das colheres”, “jogo do balão”

ESTAÇÃO "GANGE DAS CADEIRAS" - o monitor responsável por esta estação Rosa Macieira. “Jogo das cadeiras” e o “Jogo das Estafetas”

ESTAÇÃO "CABEÇAS PENSANTES" - o monitor responsável por esta estação Cláudia Gonçalves. “Jogo das latas” e “Quizz”.

Numa época em que as novas tecnologias introduzem algumas barreiras a nível da comunicação intergeracional, os jogos tradicionais como fruto de transmissão oral podem ter vantagens.

Os benefícios dos jogos tradicionais são sem duvida um meio de transmissão de uma cultura.

Estes têm um peso importante neste processo de aprendizagem, pois para além de ser um modo saudável para a ocupação dos tempos livres, respeitam as características fundamentais de cada região.

Para além disso, o jogo tradicional cumpre na educação o exercício do reforço da autoestima na criança, da estimulação do relacionamento entre pessoas de diferentes idades e géneros, facilitando a integração em grupo, uma vez que os participantes não estão isolados, participando geralmente numa ação comum, onde executam papéis individuais ou de grupo, na presença de todos.

O desenvolvimento oral da linguagem e da memorização, com as canções e lengalengas, assim como da coordenação motora, também é uma mais-valia da utilização das atividades tradicionais, não só como ocupação dos tempos livres, mas sobretudo como recurso educativo.

Sandra Carvalho